Facebook Twitter Google Plus
Segunda-Feira 17 de Dezembro de 2018
Construção de Casas de Madeira Madeira Lamelada Bungalows de Madeira Bungalows de Madeira

Manutenção

A resistência das construções em madeira ao sol e maresia é sempre condicionada pelo estado da última protecção. Desde que exista alguma atenção na manutenção da construção pode-se garantir uma larga longevidade. A manutenção mais solicitada no nosso país consiste na lavagem das paredes à mangueira só com água e, após secagem, a aplicação de duas demãos de velatura.

Esta operação é necessária, em média, cada 3 anos para paredes expostas a sul e cada 4 anos para as restantes, podendo ser efectuada por qualquer pessoa não especializada. As paredes interiores não necessitam de qualquer tipo de manutenção.

Electricidade e Água

As instalações eléctricas e hidráulicas são muito simples de executar não exigindo quebra de paredes para instalação de tubagens. Todas as instalações são feitas passando sob o forro (no caso da eléctrica) e sobre as paredes - junto às colunas, sendo neste último caso recobertas com peças especiais de madeira que preservam a estética do conjunto e escondem totalmente a parafernália de cabos. Os canos de água e esgoto normalmente passam sob o piso.

Essa configuração de circuitos permite rápido e fácil acesso para manutenções e reformas, não sendo necessário quebrar nada para executá-las.

Resolução de Problemas

Uma peça ou outra, dependendo do tipo e da qualidade da madeira, (distribuição das fibras, teor de humidade, esforços aplicados) pode apresentar empenamento. Esse problema pode ocorrer durante a fase de secagem da madeira, ou seja, enquanto não é atingido o teor de humidade de equilíbrio com o meio ambiente. Como os componentes da casa são montados ainda com o teor de humidade acima do ponto de equilíbrio, ocorre uma secagem natural durante e após a construção da mesma e é esse o período (geralmente de seis meses) sujeito ao fenómeno.

Na maioria dos casos não é necessária correcção, as ocorrências são pouco pronunciadas e não trazem qualquer comprometimento estético ou funcional. Nas raras ocasiões em que o empenamento pode afectar a aparência estética do conjunto ou dificultar a operacionalidade, o componente é substituído pela IMOWOOD sem ónus para o Cliente. Devido à funcionalidade das nossas construções, a eventual substituição de peças, feita por pessoal qualificado, é simples e rápida.

Conforto Térmico

Já notou que os decks de piscinas são geralmente feitos em madeira?
Porque devido à baixa condutibilidade térmica deste material, a sensação de desconforto por variação de temperatura é muito menor do que a sentida no contacto com revestimentos como pedra, massas à base de cimento, metais, etc. Dessa forma, justamente por não ser boa condutora de calor, a madeira tem como característica o alto conforto térmico, pois não reflecte no interior da residência, com rapidez, as variações de temperatura externa.